top of page
  • Nós da Madri Festas e Recreações

Brincar em família


10 atividades para ter ótimas memórias em família

memorias em família

Como ter momentos memoráveis em família?

Desde de as invenções de celular, google,

Iphone, etc. você vem sentindo saudade daqueles momentos gostosos em família? Aqueles que jantávamos juntos e conversávamos olhando nos olhos uns dos outros. Jogávamos um jogo de tabuleiro, ping-pong na mesa da sala, ou até mesmo aqueles jogos bobinhos de cartas como rouba-monte, você lembra?

Estávamos todos juntos e era tão divertido!

Aqui estão 10 atividades para fazer juntos e criar memórias de família. No final temos um bônus que é de graça pra você e sua família curtirem. E melhor ainda, criar momentos memoráveis para que seus filhos tenham lembranças de brincadeiras em família para toda a vida deles.

jantar em família

1 - Jantar em Família

Só sentar para comer juntos pode ser tedioso dependendo da idade dos seus filhos. Uma maneira de deixar esse momento mais interessante é criar atividades para a hora do jantar. Podem ser rodadas de perguntas: “se ganhasse na loteria o que faria?”, “se pudesse ir ao passado o que faria?”, “o que foi o pior do seu dia?” e “o que foi o melhor do seu dia?” Só começar com essas perguntas já abre para muita conversa. Se não podem se reunir para jantar todas as noites, pelo menos escolha uma vez na semana para estarem juntos à mesa.

Envolva a família, cozinhando juntos e tirando a mesa depois. Não é difícil transformar as refeições em um momento especial para todos.

Desafio em família

2 - Desafios em Família

Brincadeiras como “continue a música” que colocamos para tocar uma música conhecida, interrompemos e quem sabe, continua a cantar a música a partir daí, é uma forma muito divertida de unir a família em boas gargalhadas.

Além dessa, existem várias brincadeiras que podem ser como um desafio. Eu de vez em quando busco por ideas online (o Pinterest tem várias delas). Você pode pesquisar por “brincadeiras e desafios”, que vai encontrar muita ideia bacana!

Dia de aventura em família

3 - Dia de Aventura

Você acampou alguma vez quando era criança? Eu tenho lembranças de irmos a um camping com meus pais, montamos a barraca juntos, nadávamos no lago, brincávamos com outras crianças e à noite fazíamos uma fogueira, depois jogávamos e contávamos histórias, era uma alegria todas as vezes que íamos.

Podemos recriar essa ideia. Já experimentou fazer uma noite de camping no quintal ou na varanda? Ou até mesmo, montar uma tenda na sala com almofadas para criar um momento gostoso em família. Se for no quintal pode até ter fogueira. Imagine a memória que as crianças terão?

Agora, se o dia estiver lindo lá fora, porque não aproveitar e ir a um parque ou visitar uma cidadezinha por perto.

jogo de tabulero em família

4 - Jogo de Tabuleiro

Se já tem jogos de tabuleiros em casa selecione alguns e deixe as crianças escolherem quais querem jogar. Se nao tem e vai pegar emprestado ou comprar tente um jogo que favoreça o trabalho em conjunto ou colaborativo. Lembramos muito melhor destes momentos de união do que os que estamos indo contra um ao outro.

Você pode fazer uns lanchinhos, petiscos e bebidas para deixar a noite mais memorável. Enquanto jogam tente focar na diversão e não na competitividade, pois já sabemos o mundo já está cheio de disputas, e o objetivo são boas lembranças para compartilharem no futuro!

família cuidando da horta

5 - Visite ou crie uma pequena horta

Já provou legumes, verduras e frutas recém colhidos, fresquinhos. Fui quando era pequena com meus pais a uma fazenda para colher pêssegos e me lembro até hoje o cheiro dos pêssegos e o sabor como nunca comi.

Se forem colher verduras nestes jardins comestíveis, depois busquem uma receita para cozinhá-los juntos e passar aquele gostoso momento em família comendo juntos.

Agora se vocês tem o espaço em casa, nada mais vibrante que acompanhar com as crianças o plantio, o brotar, florir e depois comer o que vocês plantaram, juntos, tem outro sabor.

cinema em casa em família

6 - Noite de Cinema e Pipoca

Sei que esta idéia parece fácil e que é muito comum para criar uma lembrança em família, porém, se você for além, e for capaz de parar o filme mais ou menos no meio para um lanchinho ou pizza, neste momento fazer perguntas do tipo: “o que você acha que vai acontecer?”, “quem é o personagem que você gosta e porque?”, “você faria isso?”, e o que mais que ajude a conversa sobre o filme a continuar, e depois de voltar para assistir a parte final conversar de novo sobre as mesmas perguntas, só isso vai ajudar as crianças a serem mais ativas com relação aos filmes, do que só sentar ali pra assistir e depois de alguns meses nao vao lembrar de nada.

Assim, você perceberá, que as crianças, talvez falem deste filme e dos momentos que tiveram por anos.

ajudar em família

7 - Ajudar aos outros

Pode ser numa Ong ou num centro religioso, o que parecer mais interessante para vocês. Esse é o tipo de ação que além de criar momentos para lembrar, também, vai criar uma mentalidade de colaboração e compaixão, que o mundo precisa muito hoje em dia. E não faltam oportunidades para ser voluntário e poder ajudar.

caca ao tesouro em família

8 - Caça ao Tesouro

Você pode criar um caça ao tesouro com pistas espalhadas pela casa, mas prepare-se as crianças são muito rápidas para desvendar as pistas e a caçada pode acabar muito mais rápido do que você imagina.

Também, existe um aplicativo que se chama Geocaching, que está pelo mundo todo e em várias cidades no Brasil, também. Este é o link para o site deles: https://www.geocaching.com/play Você baixa no celular e o mapa mostra os pequenos tesouros que estão perto de vocês. Falando assim não parece nada demais, mas depois que fiz algumas vezes com meus sobrinhos, todos nós queremos sair a procura, onde quer que estamos se tem Geocaching por perto. Ah, lembre-se de levar um brinquedinho para deixar no lugar do que você vai encontrar. É super divertido!

Criar histórias em família

9 - Criar histórias

Vocês podem criar histórias juntos quando estiverem no carro, no trânsito ou viajando ou então, de uma forma mais elaborada, à mesa com papel, lápis de cor, giz de cera ou canetinha. A ideia é que cada um conte um pequeno pedaço da história e o seguinte cria como deve continuar a história. Quanto mais você praticar esta atividade de criatividade com as crianças, mais memórias surgiram e mais criativas as crianças ficam com as histórias e com as soluções de problemas reais na vida. Eu sou eu exemplo disto, minha mãe sempre nos incentivou a criar histórias e estou aqui hoje escrevendo pra você estas ideias.

doacao em família

10 - Doação em Família

Vai fazer aquela limpeza no armário ou tem muitos móveis e itens que quer doar? Participe as crianças neste processo, assim como o nosso número 7, as crianças que ajudam, tem um melhor senso de cooperação e de coletividade. Algumas, espontaneamente, oferecem seus brinquedos para serem doados, também. É lindo de ver!

O que quer que vocês façam juntos, essa união e vínculo que vocês estão criando vai ficar na memória dos seus filhos, assim como ficou pra você dos momentos gostosos que teve em família, e construíram um legado da sua família para as próximas gerações.

A Madri tem feito brincadeiras em espaços públicos, como parques, ruas, centros culturais, etc. na cidade de São Paulo, e estamos percebendo, que a recreação de rua está trazendo o brincar juntos para as famílias, pais e filhos se divertindo, de forma despretensiosa e criando momentos memoráveis para as famílias da cidade. Acompanhe nossa agenda e descubra onde pode brincar em família com brincadeiras tradicionais e cooperativas.

60 visualizações0 comentário
bottom of page