top of page
  • Foto do escritorMarcia da Madri

Como ensinar as crianças a andar de bicicleta

A idade ideal para ensinar as crianças a andar de bicicleta é de 3 anos.



aprender a andar de bicicleta

A evolução depende em grande parte das habilidades de cada criança e se a criança tem irmãos mais velhos para imitar, normalmente é mais fácil, também. O mais comum é que, antes dos 2 anos de idade, a criança começa com um triciclo. Quando a criança já domina o triciclo, deve ir à bicicleta de iniciação o mais rápido possível, pois as 3 rodas deve ajudar a criança a andar de bicicleta.


Se a bicicleta de iniciação é uma bicicleta sem pedais, a criança já tem uma ideia de como manter o equilíbrio e o que teremos que ensinar é a técnica de pedalar. Se a bicicleta de iniciação é uma bicicleta com rodas de apoio, a criança já domina a mecânica do pedal e da direção e o que precisa é aprender a manter o equilíbrio, que pode ser mais difícil.


Você irão precisar:

  • Bicicleta infantil

  • Capacete infantil

  • Espaço para servir de pista (limpo e de relevo plano)

  • Giz



Passos a seguir:


1 Verifique se a altura da bicicleta é adequada à altura da criança: Sentada corretamente no selim da bicicleta, a criança deve poder pôr os pés, completamente, no chão. Ela se sentirá mais segura e será mais fácil aprender a andar de bicicleta.


2 Verifique os freios da bicicleta: eles devem ser suaves o suficiente para a criança pressionar. O mais comum é que, a princípio, as crianças travam a bicicleta com os pés.


3 Remova as rodas de apoio da bicicleta e os pedais também se não forem muito complicados. Lembre-se de que você precisará reinstalar os pedais quando a criança já aprender a se equilibrar na bicicleta.


4 Peça à criança que se sente na bicicleta, mantendo os pés apoiados no chão, alternando o peso por um tempo em cada pé.


5 Escolha duas marcas de referência separadas por cerca de uns 25 metros (uma de início de percurso e outra de final). Você também pode pintar as marcas de referência com giz no chão (ainda não desenhe uma pista, a criança vai se sentir mais pressionada por não ser capaz ainda de seguir as linhas)


6 Peça a criança que empurre com os 2 pés, tentando manter o equilíbrio com os pés pendurados e só os apoie quando sentir que pode cair.


7 A criança deve se mover no seu próprio ritmo de uma referência a outra sem pedalar (quantas vezes ela sentir que necessite).


8 Quando a criança consegue percorrer toda a distância entre as duas referências sem colocar os pés no chão, ela já aprendeu a manter o equilíbrio e está pronta para pedalar, e você deve colocar os pedais e poderá ensiná-la a andar de bicicleta.


Dicas:


  • A criança pode precisar de mais de um dia de treinamento (tenha paciência e respeite o tempo de cada criança)

  • É normal que ocorram quedas, por isso é recomendável que a criança use capacete e roupas que cubram o máximo possível de pele para minimizar arranhões.

  • É importante: que a criança aprenda a andar de bicicleta antes dos 6 anos, depois desta idade seus medo são maiores, dificultando ainda mais o aprendizado.



Se você quiser ler mais artigos como este, por favor, recomendamos que você comente ou compartilhe nosso texto para nos ajudar a poder buscar informação e escrever artigos de utilidade pública.



99 visualizações0 comentário
bottom of page